sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Calendário Escolar 2010

Jornada Pedagógica- 04 a 10 de Fevereiro
Início do Ano Letivo- 22 de Fevereiro
Recesso da Semana Santa- 01 a 04 de Abril
Recesso Junino- 20 de Junho a 04 de Julho
Término do Período Letivo- 16 de Dezembro-
Total de dias letivos- 200

Distribuição das Unidades

I Unidade- 22/02 a 24/ 04
II Unidade- 26/04 a 16/07
III Unidade- 19/07 a 08/10
IV Unidade- 11/10 a 16/12

PERFIL DA COMUNIDADE DE ENTORNO

Perfil da comunidade de entorno

A clientela do Uyara Portugal convive com a violência urbana e doméstica, comuns na maioria dos bairros periféricos da nossa cidade. É um problema constante que atrapalha a segurança do local. Em relação ao transporte e saneamento básico temos atualmente uma realidade melhor do que já foi vivida. A comunidade já enfrentou sérios problemas de urbanização, chegando ao extremo da falta de estrutura física. Atualmente, o bairro está 90% calçado, com energia elétrica, água encanada e ônibus para atender a população na medida do possível. Com a chegada do transbordo Sul para a região do Tomba, melhorou muito a realidade de transporte coletivo no bairro.

PERFIL DOS ESTUDANTES

O corpo discente do Colégio Uyara Portugal mora na região periférica da cidade de Feira de Santana, próximo ao Centro Industrial e à zona rural da cidade de São Gonçalo dos Campos. O aluno é oriundo das famílias de classe baixa que trabalham em sua grande maioria no CIS e no comércio formal e informal. Muitos desses alunos entram no mercado de trabalho cedo por conta da situação financeira da família. Observa-se também um número grande de famílias chefiadas e sustentadas por mulheres. Em relação aos alunos da zona rural, pode-se perceber que algumas famílias vivem da agricultura familiar e outras são ligadas ao Centro Industrial do Subaé.
No que tange ao aspecto religião, percebe-se que a comunidade escolar freqüenta diferentes instituições religiosas, mas existe respeito às diferentes crenças. Quanto aos educandos do Colégio Uyara Portugal, podem-se perceber inúmeros níveis de carência, principalmente financeira e afetiva. Em sua maioria as famílias são chefiadas e sustentadas pela figura feminina. Por conta disso, trabalhar a auto-estima dos alunos é nosso maior desafio. Fazê-los entender que são cidadãos com direitos e deveres, principalmente, o direito a uma vida plena, capazes de construir e reconstruir a existência. Assim, contemplaremos os conteúdos baseados nas dificuldades essenciais, tendo o desenvolvimento da leitura e escrita como ponto de partida dos aspectos pedagógicos, uma vez que muitos de nossos alunos chegam sem apresentarem os pré-requisitos básicos para acompanhar o programa da série em que está matriculado, porque ainda não têm o domínio do processo elementar da linguagem escrita. Melhorar a qualidade de ensino e conseqüentemente aprovação se constitui nesse momento um dos maiores desafios dos atuais gestores.

História do CEUP


 


A história do CEUP
O Colégio Estadual Uyara Portugal foi fundado em 1995 pelo Governo do Estado na gestão do ex-governador João Durval Carneiro que comprou a fazenda Rodam Brasil para transferir os moradores da Avenida Anchieta que viviam numa favela, ali existente.O governador juntamente com os deputados, chefes de setores ligados a habitação e o diretor da Interurbis, Sérgio Carneiro, criaram um conjunto habitacional discutindo com os moradores da favela da antiga Avenida Anchieta (atualmente é a Avenida João Durval Carneiro). Os moradores receberam suas casas, o colégio, a lavanderia, a creche e um posto policial (conquistado posteriormente).
O colégio recebeu o nome de Uyara Portugal, para homenagear uma das idealizadoras do projeto que criou o conjunto habitacional Sérgio Carneiro. Alguns moradores foram indicados para serem os funcionários dos setores e dos órgãos públicos criado naquele espaço.
Infelizmente, não há nenhum documento deixado por gestões anteriores, dentro dos arquivos do colégio, que nos conte sobre o início da organização da escola. Todos os fatos aqui relatados estão na oralidade das funcionárias que trabalham na instituição desde a sua fundação.


ESTRUTURA FÍSICA

Nossa escola é composta de: 21 salas, 1 secretaria, 1 sala de leitura, 1 laboratório de informática, 1 sala de vídeo, 1 quadra de esporte, 1 sala de professores, 1 cantina, 7 banheiros.


Dados cadastrais da unidade escolar
Unidade escolar
Colégio Estadual Uyara Portugal
Endereço
Vila Antônio Sérgio Carneiro, S/N- Bairro Tomba
Telefones
3622-6060
E-mail
Home-page

Cadastro no MEC/Inep
2909516
Autorização de funcionamento
24/01/85
Classificação IDEB
2005-2,3/ 2007-3,3/ 2009-2,3
Modalidades de ensino
Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e EJA (Regular e Médio)
Quantitativo de alunos
2500

 Estrutura organizacional da escola
A equipe gestora do Colégio Estadual Uyara Portugal é constituída por: Sandro Machado Fonseca- Diretor Geral; Rosana Almeida Brito- Vice-diretora- Matutina; Arlene França de Jesus Freitas -Vice-diretora- Vespertino; Sandra Lessa da Costa- Vice-diretora- Noturno e Janaína- Secretária Geral. O corpo docente é formado por 76 professores, sendo 90% com nível superior e pós-graduação. Em relação aos funcionários, temos um grande número de PST (Prestação de serviço temporário). Apenas 30% é do quadro efetivo da SEC.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Confraternização

Reunião de Pais e Mestres

Projeto Revitalização

Projeto de Arte

Quem sou eu?

Olá, eu sou Arlene frança, professora e vice-diretora do colégio Estadual Uyara Portugal.Gosto da minha profissão e também de Literatura e neste momento estou fazendo o curso de Especialização em Gestão Escolar pela UFBA. Tenho uma filha de 6 anos que amo de todo coração. Aprecio uma boa leitura, gosto de ter amigos, praia e diversão. Para refletir a seguinte mensagem. "O homem não teceu a rede da vida, ele é só um de seus fios. Aquilo que fizer à rede da vida ele o faz a si próprio.( trecho da carta escrita pelo chefe Seatle ao Grande chefe Branco de Washington")

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Soneto de Fidelidade

De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Canção Amiga

Eu preparo uma canção
em que minha mãe se reconheça,
todas as mães se reconheçam,
e que fale como dois olhos.
Caminho por uma rua
que passa em muitos países.
Se não me vêem, eu vejo
e saúdo velhos amigos.
Eu distribuo um segredo
como quem ama ou sorri.
No jeito mais natural
dois carinhos se procuram.
Minha vida, nossas vidas
formam um só diamante.
Aprendi novas palavras
e tornei outras mais belas.
Eu preparo uma canção
que faça acordar os homens
e adormecer as crianças.